O uso dos mecanismos tecnológicos como o hipertexto utilizado como ferramenta de ensino facilita a aprendizagem por favorecer a descoberta através da busca e construção do conhecimento, isso faz com que a aprendizagem dos alunos construída em sala de aula nesse processo seja duradoura, permanente e agradável. Podemos dizer então que o hipertexto como recurso de utilização pedagógica favorece a construção do conhecimento tanto em atividades individuais como coletivas, portanto colaborativa em formato digital onde se agregam outros textos, palavras, sons e imagens, animação denominados links ou hiperlinks.
A utilização desta ferramenta como recurso pedagógico torna o ensino atraente por reunir requisitos necessários à apresentação e compreensão cuja abrangência pode ser muito maior dada a pesquisa que é realizada para a sua construção o que sem dúvida contribui para que a aprendizagem a interpretação e produção textual se torne mais significativas tornando-se a consulta mais fácil e atraente, sua utilização é bastante ampla podendo ser usado para disponibilizar a informação em catálogo de produtos, apresentação de empresas, softwares educacionais, publicação na Internet.
O hipertexto produz um elemento novo que e a simultaneidade da produção e da circulação. Essa estrutura é veloz e a amplitude supera de forma qualitativa e quantitativa o fenômeno da transmissão oral é ilimitado, porém isso não corresponde a uma infinidade de linguagens disponível na tela do computador, mas a uma construção de vários significados para cada sentido que as contornam. E um espaço interativo onde se amplia os elementos utilizados para a sua construção, consiste nos tópicos e nas suas ligações, os tópicos podem ser parágrafos, frases, expressões ou simples palavras. Um hipertexto é como um livro impresso no qual o autor tem liberdade ajustá-lo de acordo com sua necessidade e criatividade do tamanho que ele considerar conveniente.
A utilização desta ferramenta como recurso pedagógico torna o ensino atraente por reunir requisitos necessários à apresentação e compreensão cuja abrangência pode ser muito maior dada a pesquisa que é realizada para a sua construção o que sem dúvida contribui para que a aprendizagem a interpretação e produção textual se torne mais significativas tornando-se a consulta mais fácil e atraente, sua utilização é bastante ampla podendo ser usado para disponibilizar a informação em catálogo de produtos, apresentação de empresas, softwares educacionais, publicação na Internet.
O hipertexto produz um elemento novo que e a simultaneidade da produção e da circulação. Essa estrutura é veloz e a amplitude supera de forma qualitativa e quantitativa o fenômeno da transmissão oral é ilimitado, porém isso não corresponde a uma infinidade de linguagens disponível na tela do computador, mas a uma construção de vários significados para cada sentido que as contornam. E um espaço interativo onde se amplia os elementos utilizados para a sua construção, consiste nos tópicos e nas suas ligações, os tópicos podem ser parágrafos, frases, expressões ou simples palavras. Um hipertexto é como um livro impresso no qual o autor tem liberdade ajustá-lo de acordo com sua necessidade e criatividade do tamanho que ele considerar conveniente.
Maria Lúcia
Gostei do seu texto, realmente à escola vem aproveitando as tecnologias e usarmos para a aprendizagem dos alunos.
ResponderExcluir